Competições Anteriores

2006

Em 2006, os alunos da POLI/USP conquistaram o prêmio com o projeto e fabricação de um avião capaz de transportar 12,135 kg de carga útil. O avião de 2006 foi um biplano de envergadura de 1,84 m².

Logo Equipe Keep Flying

Entre os integrantes da equipe vencedora de 2006 encontram-se 5 graduandos em mecânica, 4 em mecatrônica, 4 em engenharia naval e 3 em elétrica.

2007

Na IX Competição SAE BRASIL AeroDesign houve 73 equipes inscritas, sendo 68 equipes brasileiras (de 14 estados e do Distrito Federal) e 5 equipes estrangeiras (do México e Venezuela).

Naquele ano, pela primeira vez houve uma equipe da região norte do país, a equipe Tupan, que em tupi-guarani significa trovão, de Manaus, e esta esteve representada por seis estudantes de engenharia da Universidade Paulista (UNIP), campus Amazonas. O avião pesava 3,7 kg e capacidade para carregar até 9 kg de carga útil.

A região Nordeste também teve estréias: a equipe Aerojampa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e a equipe Car Kará New, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além dos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia, que já eram participantes assíduos.

2008

Em 2008, 77 equipes se inscreveram para X competição SAE Aero Design. No mesmo ano, houve um recorde de participações estrangeiras, sendo no total oito da Venezuela e duas do México.

A competição foi transmitida ao vivo na TV Vanguarda (regional da Rede Globo). No programa A Noite é uma Criança, da Rede Bandeirantes (Band), uma reportagem sobre os dias de competição foi exibida, além das demais coberturas fotográficas provida pela Companhia de Imprensa e outros fãs do mundo aeronáutico.

Para Carlos Alberto Bringati, Diretor de Competições Estudantis da SAE Brasil, as competições estudantis da associação possibilitam o aprofundamento técnico do futuro engenheiro, que passa a ter contato com desafios reais, similares aos que enfrentará depois de formado. “Independentemente das posições conquistadas, todos os participantes ganham com a competição, porque mais do que construir um veículo, eles aprendem o processo completo do desenvolvimento de um produto, da concepção até a viabilização do mesmo”, afirma. Bringati acrescentou, ainda, que a SAE Aero Design 2008 é uma oportunidade de desenvolver o espírito de equipe e de inovação.

2009

A XI Competição SAE Brasil AeroDesign reuniu ao todo 91 equipes, de 61 instituições de ensino de 16 Estados, além do Distrito Federal, Venezuela (sete equipes), México (quatro projetos) e Índia.

São Paulo contou com 34 equipes, Rio Grande do Sul, com oito e Minas Gerais 6. Santa Catarina e o Rio de Janeiro tiveram cinco equipes cada, enquanto o Rio Grande do Norte e Paraná foram com três equipes cada. O Maranhão possuia duas equipes. Já a Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco e o estreante Mato Grosso contaram com uma equipe cada. Brasília contou com quatro equipes inscritas na competição.

A novidade do ano foi a participação de aviões da Classe Micro, tendo um total de sete projetos inscritos. Aviões desta categoria possuem dimensões reduzidas, motor elétrico, pesam cerca de 500 gramas e são transportados dentro de uma caixa de até 0,125m³, o que equivale a 50x50x50 cm.

Classe Micro

Treze empresas e instituições apostaram e investiram para que a XI competição fosse um sucesso: EADS, Embraer, Dassault Aviation, GE, Honeywell, Rolls-Royce, SAP, SSAB, CEF, Rockwell Collins, Infraero, Zodiac e Parker Aerospace.
2010

A XII Competição SAE Brasil AeroDesign registrou novamente recorde, com 96 equipes inscritas. As equipes, oriundas de 79 instituições do ensino superior do Brasil, Venezuela, México, EUA e Índia somaram aproximadamente 1,3 mil participantes. Entre elas, 87 eram brasileiras e nove estrangeiras.

Entre as equipes estrangeiras, quatro são do México, três da Venezuela, uma da Índia e uma dos EUA, país que se faz representar pela primeira vez na competição.

A competição contou com o patrocínio da Aernnova, C&D Zodiac, Embraer, EADS, GE, Honeywell, Dassault, SAAB, Parker Aerospace, Rockwell-Collins, Rolls-Royce, Sonaca e United Technologies, além do apoio de instituições públicas, como o DCTA, Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Prefeitura de São José dos Campos, Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE), Associação Desportiva Classista Embraer (ADCE) e Rede Accor.

ETAPA INTERNACIONAL

O Brasil, na SAE Aerodesign East Competition, etapa internacional do Aero Design que ocorre nos EUA, acumula um histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro, ressaltando que esta última categoria passou a ser disputada no Brasil apenas a partir de 2009.

Na última edição, participaram 65 equipes de países da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Representando o Brasil, foram quatro equipes, sendo duas delas pela Classe Regular, considerada a maior e mais disputada da competição.